Publicado em 12/08/2021 às 13:00, Atualizado em 12/08/2021 às 11:27

Polícia apreende caminhão com 16 m³ de carvão ilegal

A carga era transportada sem o Documento de Origem Florestal

Redação,
Cb image default
Divulgação

Durante fiscalização ambiental realizada no final da manhã desta quarta-feira, dia 11 de agosto, em uma rodovia vicinal no município de Bela Vista, a 40 km da cidade, Policiais Militares Ambientais abordaram uma caminhonete Ford/F-4.000, que transportava ilegalmente uma carga com 16 m³ de carvão proveniente de madeira nativa.

A carga era transportada sem o Documento de Origem Florestal (DOF) e foi apreendida junto com o veículo. O DOF é o documento ambiental para o transporte e armazenamento de qualquer produto da flora.

Diante da irregularidade, o proprietário do carvão ilegal e de uma carvoaria na região, residente em Bela Vista, foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 4.800,00. O autuado, o carvão e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil daquela cidade e o infrator responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

A PMA foi à carvoaria do infrator, que estava legalizada. Algumas vezes, os carvoeiros tentam passar o material sem o documento de Origem Florestal (DOF), para que não seja dada baixa na quantidade do crédito no sistema do órgão ambiental e, dessa forma, eles ficam com este crédito, podendo então, transportar carvão de desmatamentos e processado em carvoarias ilegais com o documento daquele carvão que não foi dada a baixa no sistema devido a não emissão do DOF.