Publicado em 30/08/2020 às 12:35, Atualizado em 30/08/2020 às 11:12

Polícia Ambiental interdita local de criação e treinamento de galos de rinha

O infrator, residente no local, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil

Redação,
Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Campo Grande receberam denúncias, versando sobre uma residência onde funcionaria uma rinha de galos no bairro Jardim Tarumã e foram ao local neste sábado (29) no final da manhã. Na residência, os Policiais verificaram que o local não funcionava como espaço para apostas, comuns em locais de rinhas de galo, porém, havia criação dos animais e treinamento para uso nessas atividades em outros locais.

No momento da chegada dos Policiais Militares Ambientais, um homem de 46 anos identificou-se como proprietário do local e afirmou que só criava os galos, não funcionando rinha. Informou ainda que treinava os galos e os e vendia para pessoas de Corumbá, os quais revendiam os animais para o país vizinho, a Bolívia.

A equipe da PMA verificou no local que os animais eram mantidos em gaiolas de madeira e algumas de ferro extremamente apertadas, com restrição de movimentos, privação de luz solar e circulação aérea inadequada, o que, por si só, caracteriza-se maus-tratos. 72 animais galos domésticos da espécie galo-índio (Gallus gallus domesticus) apresentavam diversos ferimentos na crista e peito, bem como todas as aves apresentavam-se mutiladas, com as esporas cortadas e foram apreendidas. Todas as gaiolas também foram apreendidas.

O infrator, residente no local, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil na Capital e responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção. A PMA confeccionou auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 36.000,00 contra o infrator.