Publicado em 07/09/2017 às 08:31, Atualizado em 07/09/2017 às 11:29

Polícia ambiental de MS faz operação tendo como alvos a pesca predatória e o tráfico de animais

Todo o efetivo da unidade estará participando dos trabalhos.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA) iniciou ontem, a operação Independência. A ação vai até às 8h de segunda-feira (11) e terá como principais alvos o combate a pesca predatória e ao tráfico de animais, em especial de papagaios, no feriado prolongado. De acordo com a unidade, todo o seu efetivo, 342 policiais, estará mobilizado para o trabalho.

A PMA aponta que a fiscalização contra a pesca predatória será redobrada porque entre setembro e outubro, de forma costumeira, aumenta o número de turistas que vêm ao estado para pescar, especialmente nos feriados prolongados. A unidade aponta que isso ocorre porque os cardumes já começam a se formar para o período de reprodução (Piracema) e a captura se torna mais fácil.

A unidade ressalta ainda que terá atenção especial o combate ao tráfico de animais silvestres, em virtude deste ser um período crítico para a captura de papagaios, já que de agosto a dezembro, ocorre o período de reprodução da espécie, que é a maior vítima deste tipo de crime ambiental em Mato Grosso do Sul.

Além da pesca predatória e tráfico de animais, outros crimes ambientais também serão combatidos e prevenidos durante a operação, como: desmatamento, ação de carvoarias irregulares e transporte ilegal de produtos perigosos, entre outros.