Publicado em 21/12/2020 às 15:29, Atualizado em 21/12/2020 às 13:31

Polícia Ambiental apreende 32 redes de pesca, medindo 1.600 metros

Os infratores que armaram as redes não foram localizados e nem identificados.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Policiais Militares de Aparecida do Taboado executaram fiscalização preventiva na operação piracema nos rios Paranaíba e Aporé no último sábado e neste domingo, dias 19 e 20 de dezembro, qusndo apreenderam diversos petrechos ilegais de pesca.

A equipe não encontrou pescadores, porém, retirou dos rios, 32 redes de pesca, medindo aproximadamente 1.600 metros que estavam armadas ilegalmente. Os infratores que armaram as redes não foram localizados e nem identificados. Foram soltos em torno de 25 quilos de peixes vivos que estavam presos aos petrechos ilegais.

Mesmo que não sejam presos infratores, a intensificação deste tipo de fiscalização tem o poder de dissuadir aqueles que teriam intensão de desrespeitar as normas. Além disso, a retirada desses petrechos com alto poder de captura, principalmente neste período de piracema, evita a degradação dos cardumes. Por exemplo, o pescado solto no rio nesta operação morreria, mesmo se os pescadores não viessem retirá-lo e, também, os petrechos ilegais continuam no local causando mortandade de peixes, até quando os pescadores esquecem onde armaram, ou por algum motivo, medo da fiscalização, por exemplo, não voltam para retirá-los.