Buscar

14/09/2018 às 12:01, Atualizado em 13/09/2018 às 22:43

PMA participa de operação nacional contra o desmatamento ilegal em Mata Atlântica

Todos os desmatamentos ilegais foram levantados por imagem de satélites.

Cb image default
Divulgação

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul participou, juntamente com o IBAMA e Ministério Publico Estadual (MPE) de uma operação em nível nacional de combate ao desmatamento ilegal em área de Mata Atlântica, bioma protegido pela Lei Federal nº 11.284, de 2 de março de 2006.

A operação que ocorreu em 15 Estados, em trabalhos conjuntos das Polícias Militares Ambientais, IBAMA, Órgãos Ambientais Estaduais, Ministério Público Federal e dos Estados, iniciou-se no dia 10 e foi concluída hoje às 8h00.

Todos os desmatamentos ilegais foram levantados por imagem de satélites e ocorreram há algum tempo. Na maioria, a madeira produto da derrubada das árvores não estava mais no local. Em alguns, parte da madeira ainda estava em leiras na área desmatada.

As vistorias realizadas pela PMA ocorreram nos municípios de Corumbá e Ladário. Foram 22 pessoas autuadas em 22 áreas desmatadas ilegalmente, que perfizeram 192,62 hectares em Mata Atlântica, sendo aplicada multa total de R$ 1.209.450,00 e 53,85 hectares em área de cerrado, com multa total de R$ 55.260,00. As atividades foram interditadas.

Os infratores responderão por crime ambiental, que prevê pena de um a três anos de detenção paras as áreas desmatadas em Mata Atlântica e de três a seis meses de detenção nas áreas de cerrado.

Os infratores foram notificados a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.