Publicado em 02/10/2019 às 10:00, Atualizado em 02/10/2019 às 01:47

PMA inicia "Operação Pré-Piracema" contra pesca predatória em MS

Fiscalização especial se estenderá até 5 de novembro, quando começa período de fechamento da pesca na Bacia do Rio Paraguai.

Redação,
Cb image default
No ano passado, 65 pessoas foram flagradas por crimes e infrações ambientais(Foto/Arquivo)

A partir desta terça-feira até 5 de novembro, a PMA (Polícia Militar Ambiental) inicia a Operação Pré-Piracema, intensificando a fiscalização nos rios de Mato Grosso do Sul. Em 2018, no período específico, foram apreendidos 684,5 quilos de pescado e aplicado valor de R$ 87,7 mil em multas.

Segundo a PMA, a operação envolverá 360 policiais e englobará a operação “Padroeira do Brasil” e “Dia de Finados”, sendo finalizada no dia que começa o período de fechamento da pesca na Bacia do Rio Paraguai, 5 de novembro.

Os trabalhos preventivos serão intensificados nos rios com participação das 26 subunidades da PMA no Estado, sendo reduzido o efetivo administrativo. A assessoria informa que o reforço é necessário também por conta do período reprodutivo dos papagaios, sendo, também, quando se ampliam os flagrantes de tráfico de aves.

Das apreensões ocorridas no ano passado, 41 foram por pesca ilegal. As multas por apreensões ambientais somaram R$ 198 mil.