Publicado em 22/10/2020 às 11:30, Atualizado em 22/10/2020 às 10:47

PMA fiscaliza o rios onde a pesca é proibida e apreende petrechos ilegais

Existe muita dificuldade de se prender os autores devido ao pouco tempo de exposição nos rios na atividade ilegal.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Polícia Militar Ambiental de Jardim recebeu denúncias de possível atividade de pesca nos rios da Prata e Formoso (rios com pesca proibida) e realizou fiscalização até o final da manhã desta quarta-feira, dia 21 de outubro, nos dois rios e também no rio Miranda, no sentido de prevenir e reprimir a pesca predatória.

Durante os trabalhos foram apreendidos 47 anzóis de galho e dois espinheis com 15 anzóis cada um (petrechos proibidos). 19 anzóis de galho e um dos espinheis estavam nos rios da Prata e Formoso, demonstrando que os pescadores não se arriscam a se manter em atividade de pesca nesses rios onde a atividade é proibida, porém, armam os petrechos ilegais devido ao pouco tempo de exposição para armá-los e normalmente fazem isso à noite, o que dificulta a prisão. Os proprietários dos petrechos ilegais não foram identificados.

Mesmo que não sejam presos esses infratores, a intensificação deste tipo de fiscalização para a retirada desses petrechos com alto poder de captura evita a degradação dos cardumes. Uma das maiores preocupações da PMA é relativa à retirada dos rios desses petrechos proibidos que são armados por infratores, principalmente as redes de pesca que têm alto poder de captura e depredação de cardumes. Existe muita dificuldade de se prender os autores devido ao pouco tempo de exposição nos rios na atividade ilegal.