Publicado em 28/10/2019 às 06:35, Atualizado em 27/10/2019 às 20:38

PMA fiscaliza embarcações e apreende espinheis com 240 anzóis

A grande quantidade de pessoas e embarcações fiscalizadas demonstram que os pescadores, em sua maioria, estão respeitando a legislação.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Durante fiscalização fluvial no rio Paraguai, na região de fronteira, visando à prevenção à pesca predatória na operação pré-piracema, Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho fiscalizaram neste final de semana, diversas embarcações de turismo pesqueiro e pequenas embarcações com turistas e pescadores sul-mato-grossenses e apreenderam petrechos de pesca ilegais do tipo espinheis.

Os pescadores abordados pescavam legalmente, porém, a equipe localizou e retirou do rio na área de fronteira com o Paraguai, oito espinheis com 30 anzóis cada um, que estavam armados no curso rio.

A grande quantidade de pessoas e embarcações fiscalizadas demonstram que os pescadores, em sua maioria, estão respeitando a legislação, especialmente, os que pescam em embarcações de turismo, devido a orientação que recebem dos empresários proprietários das grandes lanchas.

De qualquer forma, Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, principalmente para a retirada de petrechos ilegais, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, como esses retirados do rio pelos policiais. Além disso, há grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto. Na área fiscalizada, a maioria dos petrechos é colocada por pescadores paraguaios.