Publicado em 23/09/2018 às 06:30, Atualizado em 22/09/2018 às 14:56

PMA fecha e autua em R$ 15 mil dono de mineradora que extraía areia ilegalmente e apreende veículos e areia

O dono da empresa foi autuado administrativamente.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Amambai realizavam fiscalização no município, a 40 km da cidade, e autuaram na sexta-feira, o proprietário de uma empresa mineradora, que funcionava sem a licença ambiental.

A empresa infratora realizava a retirada por uma draga instalada no leito do córrego Puitã, com canos levando o material até um depósito à margem do curso d’água. Havia, inclusive, degradação da área de proteção permanente (APP) do córrego.

A draga, máquinas, um caminhão e uma pá-carregadeira utilizados no crime e a areia retirada foram apreendidos e as atividades foram interditadas.

O dono da empresa (67), residente em Amambai, foi autuado administrativamente e multado em R$ 15.000,00. Ele responderá por crime ambiental de funcionar atividade poluidora sem licença, que tem pena de detenção de um a três anos e por degradar área de preservação permanente (APP), com pena prevista de um a três anos de detenção.

O infrator foi notificado a apresentar um plano de recuperação da área degradada e alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental estadual.

No final do mês passado a PMA de Mundo Novo havia fechado outra mineradora por extração ilegal de areia no mesmo córrego, porém, no município de Tacuru.