Buscar

17/06/2021 às 08:30, Atualizado em 16/06/2021 às 20:48

PMA de Batayporã prende e autua em R$ 10 mil dois pescadores por montar acampamento de pesca em área protegida do rio Ivinhema

O acampamento foi desmontado.

Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Batayporã realizavam fiscalização no rio Ivinhema, nas proximidades da foz do Ribeirão Papagaio, no município de Nova Alvorada do Sul e localizaram na terça-feira (15) um acampamento de pesca dentro da área protegida de matas ciliares do rio, que é considerada por lei como de Preservação Permanente (APP).

Os Policiais vistoriam em volta do acampamento e encontraram a poucos metros das barracas, dentro de um arbusto, um rifle calibre 22, com marca e numeração ilegível. Os pescadores assumirem ser proprietários da arma e afirmaram que não possuíam documentação.

Nas barracas do acampamento montada com lonas foram encontrados e apreendidos 36 anzóis de galho (petrechos proibidos para a pesca), um fogão, três pendentes de iluminação, um gerador de energia, uma bateria e diversos utensílios de cozinha. No momento da fiscalização não foi localizado nenhum pescado, pois eles ainda estavam acabando de se instalar o local. O acampamento foi desmontado.

Um dos infratores já havia sido autuado no mês de setembro de 2018, pelo mesmo motivo (degradar área protegida) em um local próximo de onde estava. A preparação do acampamento era para ficar alguns dias praticando pesca com os petrechos ilegais e possivelmente caça com a arma apreendida.

Acampamento na área protegida.

Os pescadores, de 36 e 56 anos, residentes em Nova Andradina, receberam a voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul, juntamente com o material apreendido, onde eles foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e por crime ambiental de construir e manter acampamento em Área de Preservação Permanente (APP), sem autorização do órgão ambiental competente.

A pena para o crime ambiental é de um a três anos de detenção. Para a posse ilegal de arma é de um a três ano de reclusão. Eles também foram autuados administrativamente e multados em R$ 5.000,00 cada um, pela infração ambiental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.