Buscar

19/02/2026 às 07:25, Atualizado em 18/02/2026 às 22:28

PMA de Batayporã captura cascavel no pátio de associação em Nova Andradina

A PMA ressalta que a Cascavel é uma espécie de importância médica devido à sua peçonha

Cb image default
Divulgação

Na madrugada do último domingo, 15 de fevereiro, a equipe da Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) de Batayporã realizou o resgate de uma serpente peçonhenta em uma área de grande circulação de veículos no município de Nova Andradina. A ocorrência foi registrada por volta da meia-noite, após acionamento via telefone.

A guarnição deslocou-se até o pátio de uma associação em Nova Andradina, onde funcionários haviam avistado o animal. No local, os policiais confirmaram tratar-se de uma cascavel (Crotalus durissus).

Utilizando equipamentos de manejo específico para répteis peçonhentos, a equipe realizou a captura técnica da serpente, garantindo a segurança dos trabalhadores e a integridade do animal. Após uma avaliação minuciosa, foi constatado que a cascavel encontrava-se saudável e sem nenhuma lesão aparente e, devido às boas condições, foi transportada e solta imediatamente em seu habitat natural, em área de mata afastada do perímetro urbano.

A PMA ressalta que a Cascavel é uma espécie de importância médica devido à sua peçonha, mas desempenha um papel ecológico fundamental no controle de populações de pequenos roedores.

A orientação para a comunidade é que, ao avistar animais dessa natureza em áreas urbanas ou industriais, deve-se manter a distância, monitorar o animal visualmente e acionar imediatamente a Polícia Militar Ambiental para o resgate seguro.

Fonte - PMA

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.