Buscar

21/02/2023 às 06:42, Atualizado em 20/02/2023 às 22:44

PMA de Bataguassu autua dona de pousada em R$ 1 mil por responsabilidade em pesca ilegal em período de piracema

20kg de pescado foram apreendidos no local

Cb image default
Divulgação

Uma equipe da Polícia Militar ambiental de Bataguassu, que trabalha na operação Carnaval, autuou  nesta segunda-feira, ia 20-02, a proprietária de uma pousada, na região denominada Reta A1, no município, por pesca predatória.

Os Policiais avistaram pessoas manuseando peixes à margem do lago em frente à pousada e foram vistoriar se havia peixes nativos abatidos, tendo em vista que nos lagos das usinas do rio Paraná, pode-se pescar durante o período de defeso peixes exóticos e não nativos da bacia, sendo permitido o abate de 10 kg mais um exemplar para pescador amador e sem limite de cota ao pescador profissional.

De qualquer forma, qualquer pescador que abater peixe nativo incorre em crime ambiental. No momento da abordagem, ao avistar a fiscalização dois homens que mexiam com os peixes levaram as caixas para a pousada, que é bem próxima à margem do lago. Em meio a vegetação próxima de onde os homens estavam foram encontradas várias cabeças de traíra (peixe nativo) e de peixes exóticos.

A proprietária confessou que havia contratado pescadores profissionais de Presidente Epitácio (SP) para pescarem para ela, porém, recusou-se a identificá-los e assumiu o crime e a infração administrativa. O pescado que já estava beneficiado em filé e as cabeças, inclusive uma traíra inteira, pesando ao todo 20 kg, foram apreendidos.

A infratora (37), residente no local, foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 1.000,00. Ela também responderá por crime ambiental de beneficiamento de produto da pesca predatória. Se condenada pelo crime, poderá pegar pena de um a três anos de detenção. O pescado será doado para instituições depois de periciado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.