Publicado em 25/02/2018 às 08:34, Atualizado em 24/02/2018 às 18:37

PMA autua pecuarista em R$ 132 mil por desmatamento ilegal de 132 hectares de vegetação nativa para plantio de pastagem

O desmatamento levantado por imagens de satélites como parte da operação Cervo-do Pantanal.

Redação,
Cb image default
Foto: Divulgação PMA

Um desmatamento ilegal foi descoberto no município de Camapuã neste sábado (24), quando Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste realizavam fiscalização nas propriedades rurais. O fazendeiro (81) desmatou uma área de vegetação de cerrado que os Policiais mediram em GPS e aferiram 131,61 hectares.

O desmatamento levantado por imagens de satélites como parte da operação Cervo-do Pantanal, ocorrera entre o mês de julho de 2014 a janeiro de 2015 e foi realizado para o plantio de pastagem e no local havia criação de gado. A madeira proveniente das árvores derrubadas no desmatamento não se encontrava mais no local. As atividades foram interditadas.

O pecuarista, residente em Camapuã, foi autuado administrativamente e multado em R$ 132.000,00. Ele responderá por crime ambiental. A pena é de três a seis meses de detenção. O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.

OPERAÇÃO CERVO-DO-PANTANAL

A vistoria faz parte da operação Cervo-do-Pantanal. Nesta operação, a PMA recebeu 594 vistorias de possíveis desmatamentos ilegais levantados por imagem de satélites na bacia do rio Paraguai pelo Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO) do Ministério Público Estadual (MPE). Vários desmatamentos ilegais já foram autuados.