Publicado em 10/04/2018 às 13:00, Atualizado em 10/04/2018 às 14:38

PMA autua pecuarista em R$ 108 mil por desmatamento ilegal de 108 hectares descoberto por imagem de satélite

O pecuarista foi autuado administrativamente e multado.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Um desmatamento ilegal foi descoberto no município de São Gabriel do Oeste ontem (9), quando Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste realizavam fiscalização nas propriedades rurais do município. O fazendeiro (50) desmatou uma área de vegetação de cerrado que os Policiais mediram em GPS e aferiram 107,97 hectares.

O desmatamento levantado por imagens de satélites como parte da operação Cervo-do Pantanal, ocorrera no período de 14/11/13 à 19/10/15 e foi realizado para o plantio de pastagem. A madeira proveniente das árvores derrubadas no desmatamento não se encontrava no local. As atividades foram interditadas.

O pecuarista, residente em São Gabriel do Oeste/ MS, foi autuado administrativamente e multado em R$ 108.000,00 (cento e oito mil reais). Ele responderá por crime ambiental. A pena é de três a seis meses de detenção. O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.

OPERAÇÃO CERVO-DO-PANTANAL

A vistoria faz parte da operação Cervo-do-Pantanal. Nesta operação, a PMA recebeu 594 vistorias de possíveis desmatamentos ilegais levantados por imagem de satélites na bacia do rio Paraguai pelo Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO) do Ministério Público Estadual (MPE). Vários desmatamentos ilegais já foram autuados.