Buscar

14/03/2022 às 08:00, Atualizado em 14/03/2022 às 00:34

PMA autua paranaense em R$ 21,3 mil por escavar mais de 10 km de drenos

Os drenos atingiram 142 hectares no interior da área úmida, nas proximidades do rio Amambai

Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Naviraí receberam denúncias, de que em uma propriedade rural, estavam sendo escavados vários drenos para atividade agrícola, degradando uma extensa área de várzea, no município de Itaquiraí. Uma equipe foi ao local, confirmou a denúncia e encontrou uma máquina retroescavadeira, que era utilizada na atividade.

Durante o dia todo o sábado (12), os Policiais realizaram levantamentos da construção dos drenos, que era executada sem a licença ambiental. Foram vistoriados e medidos 10 grandes drenos, medindo ao todo 10.177 metros de comprimento, em várias profundidades e larguras, alguns, com até 9 metros de largura e 2 metros de profundidade e todos maiores do que 1 km de comprimento.

Os drenos atingiram 142 hectares no interior da área úmida, nas proximidades do rio Amambai, com a finalidade de expansão da agricultura, porém, a máquina ainda estava no local escavando e a degradação seria maior. A máquina foi apreendida e as atividades foram interditadas. O infrator, proprietário da fazenda, residente em Guarapuava (PR), foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 21.316,00. Ele também responderá por crime ambiental de ambiental, com pena prevista de um a seis meses de detenção.

O autuado também foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental. Os autos também serão encaminhados ao Ministério Público para possível abertura de ação civil pública de reparação dos danos ambientais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.