Publicado em 09/06/2017 às 17:30, Atualizado em 09/06/2017 às 16:27

PMA autua homem em R$ 21 mil por furto e exploração de madeira protegida por lei em fazenda alheia

A caçamba estava carregada de estacas e postes para cerca de madeira.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Bela Vista foram acionados por funcionários de uma fazenda, localizada a 50 km da cidade, que relataram a derrubada e furto de madeira da propriedade. Os funcionários relataram que foram procurados ontem (8) à tarde, por um homem pedindo ajuda para que levassem um trator, para desatolar seu caminhão que estaria bloqueando a estrada.

Ao chegarem no local, o gerente da fazenda percebeu que a cerca estava derrubada e o veículo estava dentro da propriedade e não estrada. Neste momento, saíram mais três elementos que estavam dentro da mata. A caçamba estava carregada de estacas e postes para cerca de madeira da espécie aroeira, que os funcionários perceberam que tinham sido furtadas da fazenda. Quando o gerente os advertiu para deixarem a madeira, os elementos bascularam a carga do caminhão, que mais leve e saiu do atoleiro e eles fugiram.

Uma equipe da PMA esteve no local e verificou que os infratores derrubaram 42 árvores da fazenda e tinham transformado em 110 estacas e 28 esticadores para cerca, que estavam furtando na carga do caminhão. Pela placa do veículo, os Policiais localizaram um dos autores. O advogado afirmou que irá apresentá-lo.

O infrator, de 42 anos, residente em Bela Vista responderá por crime ambiental de exploração ilegal de madeira protegida, com pena prevista de um a dois anos de reclusão. Ele também responderá por crime de furto, que prevê pena de um a quatro anos de detenção. O infrator também foi multado administrativamente em R$ 21.000,00.