Buscar

03/12/2016 às 18:01, Atualizado em 03/12/2016 às 11:47

PMA autua fazendeira em R$ 5 mil por exploração e armazenamento de madeira protegida por lei

A madeira foi apreendida.

Policiais Militares Ambientais de Jardim realizavam fiscalização no município de Sidrolândia, na estrada que liga à cidade de Anastácio e autuaram ontem (2) à tarde, uma fazendeira por exploração ilegal de madeira.

A pecuarista, de 31 anos, residente em Campo Grande, realizava o corte de árvores da espécie aroeira (protegida legalmente), sem autorização ambiental. Tinham sido derrubadas 10 árvores na propriedade, porém, mais seriam derrubadas, caso a PMA não fiscalizasse o local. A madeira foi apreendida.

A fazendeira alegou que não sabia que o funcionário estaria executando o corte da madeira. A infratora foi autuada administrativamente e multada em R$ 5.000,00. Ela também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a dois anos de reclusão.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.