Publicado em 04/04/2021 às 11:00, Atualizado em 04/04/2021 às 12:01

PMA autua empresa paranaense em R$ 20 mil por pulverização inadequada

A PMA confeccionou um auto de infração administrativo contra a empresa proprietária da fazenda

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Polícia Militar Ambiental de Porto Murtinho autuou uma empresa produtora rural por disposição de forma inadequada de várias embalagens e agrotóxicos.

A PMA localizou a infração, quando realizava fiscalização em uma fazenda no município, a 60 kg da cidade no início da noite de quinta-feira (1) e deparou com os produtos perigosos dispostos irregularmente, oferecendo riscos de contaminação ambiental, animal e humana, na propriedade pertencente à empresa.

A empresa pulverizava uma grande área de pastagem com uso de aeronave e abandonava diversos tambores vazios e também com os produtos perigosos do tipo herbicida ao chão expostos as intempéries climáticas, bem como em contato direto com o solo. Várias embalagens usadas continham restos de produtos e estavam abertas, com riscos de contaminação do solo. Além disso, no local que era preparado o produto, havia agrotóxico derramado ao solo. O tipo de manejo dos produtos contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.

A PMA confeccionou um auto de infração administrativo contra a empresa proprietária da fazenda, com domicílio jurídico no estado do Paraná, arbitrou multa de R$ 20.000,00 e notificou o responsável a dar a destinação adequada às embalagens dos produtos perigosos. Os responsáveis também poderão responder por crime ambiental, previsto pela Lei de Crimes Ambientais. A pena é de um a quatro anos de reclusão.