Publicado em 02/07/2020 às 18:00, Atualizado em 02/07/2020 às 17:46

PMA apreende mil metros de redes de pesca, solta 8 kg de peixes e uma tartaruga

Conforme a PMA, a fiscalização preventiva é fundamental e tem sido prioritária nos trabalhos da equipe em todo o Estado

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Aparecida do Taboado tem intensificado a fiscalização nos rios para prevenir a pesca predatória e, principalmente, para a retirada de petrechos ilegais, nos rios de Mato Grosso do Sul.

Uma equipe realizou uma operação fluvial iniciada nesta quarta-feira (01) e concluída nesta quinta-feira (2), às 9h, nos rios Quitéria e Grandinho, e afluentes. Durante a fiscalização, os policiais abordaram oito embarcações com pescadores, além de algumas pessoas que pescavam em barrancos dos rios, todos estavam dentro das normas legais.

No entanto, a equipe retirou 26 redes de pesca, medindo aproximadamente 1.000 metros, que estavam armadas ilegalmente em diversos pontos dos rios fiscalizados. Os infratores que armaram as redes não foram localizados e nem identificados.

Além disso, foram soltos em torno de 8 kg de peixes vivos que estavam presos às redes e uma tartaruga, conhecida como cágado, o animal ainda estava vivo.

Conforme a PMA, a fiscalização preventiva é fundamental e tem sido prioritária nos trabalhos da equipe em todo o Estado, pois a retirada desta quantidade de redes (petrechos ilegais) dos rios impede a degradação dos cardumes e até de outras espécies, como o quelônio solto, tendo em vista o alto poder de captura destes tipos de petrechos.