Publicado em 12/01/2022 às 14:33, Atualizado em 12/01/2022 às 12:35

Pistoleiro acusado de execução de policial é preso durante operação

Derlis Valenzuela Villalba, o “Ka’i”, era procurado pela polícia paraguaia desde janeiro do ano passado

Redação,
Cb image default
Foto - reprodução Campograndenews

Com mandado de prisão em aberto, Derlis Valenzuela Villalba, 32 anos, o “Ka’i”, pistoleiro conhecido na fronteira, acusado de participar da execução do investigador da Polícia Nacional do Paraguai Fredy César Díaz, 30 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (12) por agentes do departamento de investigação criminal de Amambay.

Fredy foi morto no dia 13 de janeiro do ano passado, no meio da rua em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande.

Ele planejava vingar a morte do amigo e colega de profissão Antônio Alvarenga Franco, também de 30 anos. Antônio foi morto por pistoleiros em maio de 2019 em Yby Yaú, povoado a 100 km do território sul-mato-grossense. Os dois foram vítimas do mesmo pistoleiro, Hugo César Lazarte Arguello, 29, o “Tuka’i”, preso dias depois.

Derlis, conforme a polícia paraguaia, era comparsa de Hugo e pilotava a moto no dia da execução do policial. No dia do assassinato, Fredy conduzia um SUV Jeep Compass, roubado no Brasil e com placa falsa do Paraguai.

O caso foi desvendado e os dois pistoleiros identificados depois da prisão do suboficial da Polícia Nacional Cipriano Javier Silva Portillo, 37. Cipriano usou seu carro Toyota IST branco para dar fuga aos dois pistoleiros. Ele também é acusado de atuar como espião para os traficantes, passando informações sigilosas sobre operações policiais.