Buscar

07/07/2019 às 17:00, Atualizado em 07/07/2019 às 17:54

Piloto suspeito de forjar sequestro para resgatar membro do PCC deixa prisão

Edmur Guimara Bernardes estava detido desde o dia 27 de junho e foi liberado após prisão temporária vencer.

O piloto Edmur Guimara Bernardes, de 77 anos, e o vigia Idevan Silva Oliveira foram colocados em liberdade a meia noite deste domingo (7), depois de serem presos no dia 27 de junho, durante a deflagração da Operação Ícaro pela Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado).

Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em três residências, uma fazenda e três hangares do aeroporto de Paranaíba, a 407 quilômetros de Campo Grande. Segundo o advogado do piloto, José Roberto Rosa, Edmur sempre contou a mesma versão para o sequestro e afirmou que há não indícios concretos que possam dar suporte para a versão de que ele teria forjado o crime.

Segundo as investigações da Deco, Edmur teria forjado o sequestro da aeronave, que teria sido usada para resgatar um membro da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Falso sequestro

Edmur teria sido sequestrado no dia 18, em casa, e levado pelos suspeitos até o aeroporto de Paranaíba. Idevan relatou à polícia que os bandidos estavam armados e exigiram um determinado avião, que foi roubado e levado com o piloto, enquanto ele teria sido deixado amarrado.

Após mais de 30 horas o piloto foi encontrado em Cáceres, no Mato Grosso, e alegou que foi sequestrado e obrigado a seguir para a Bolívia e Paraguai, onde os supostos sequestradores resgatariam um membro do PCC. Ele ainda contou que fugiu com a aeronave em um descuido dos assaltantes.

Edmur já teve envolvimento em casos de tráfico de drogas e contrabando. Em um dos casos mais antigos, foi detido pela Polícia Federal em setembro de 2000. A prisão aconteceu após a PF apreender 138 quilos de cocaína em um hangar, em Paranaíba.

A droga pertencia a um pecuarista e seria transferida de um avião para o fundo falso de um caminhão. Na época, os suspeitos tentaram dizer que transportavam hormônios bovinos. Edmur era um dos responsáveis pelo descarregamento da droga em Paranaíba.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.