Buscar

15/02/2017 às 08:06, Atualizado em 15/02/2017 às 11:02

PF realiza operação contra desvio de recursos públicos em Mato Grosso do Sul

A operação foi deflagrada em Campo Grande e Maracaju.

A Polícia Federal realiza uma operação em Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, para combater a prática de desvio de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A operação 'Research' foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (15) e foram expedidos 73 mandados judiciais, sendo 29 de prisão temporária, 8 de condução coercitivas, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento, e 36 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos, estão dois funcionários públicos federais.

De acordo com O Globo, até as 7h50, 25 pessoas já tinham sido presas, segundo a PF. As investigações apuraram o repasse irregular de recursos mediante pagamentos sistemáticos, fraudulentos e milionários de bolsas a inúmeras pessoas sem vínculos com a universidade no período entre 2013 e 2016, segundo a PF.

Existem segundo a polícia, indícios concretos de fraudes em pagamentos de título de auxílio a pesquisadores, bolsas de estudo no país e no exterior a diversas pessoas que não tinham vínculo com a Universidade Federal do Paraná.

As cidades onde os mandados estão sendo cumpridos são Curitiba, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Antonina, Francisco Beltrão e Ponta Grossa, no Paraná; Rio de Janeiro; e Campo Grande e Maracaju, no Mato Grosso do Sul.

O nome da operação, segundo a PF, é uma referência ao objetivo central das bolsas concedidas pela unidade, destinada a estudos e pesquisas pelos contemplados.

A operação é realizada em parceria com a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.