A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (8/7), a Operação Tramesa, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, com uso de passageiros em voos comerciais.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva nas cidades de Campo Grande e Corumbá. As ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara Federal de Campinas (SP), também determinaram o bloqueio de bens dos investigados e a aplicação de medidas cautelares diversas, como o uso de tornozeleiras eletrônicas.
As investigações tiveram início após a Polícia Militar Rodoviária abordar um ônibus em Jaú (SP) e encontrar com uma passageira apenas as etiquetas de duas malas abandonadas anteriormente no Aeroporto Internacional de Viracopos.
A Polícia Federal foi acionada, realizou a inspeção das bagagens e localizou 28 quilos de entorpecentes, o que deu início à apuração que culminou na operação desta terça-feira.
O grupo é suspeito de transportar drogas oriundas da Bolívia utilizando compartimentos ocultos em veículos e passageiros como “mulas” em voos comerciais. Também foram identificadas estratégias de ocultação financeira, com uso de contas bancárias de terceiros e chaves PIX para movimentação dos valores ilícitos.
O material apreendido será periciado. Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.