Publicado em 11/07/2019 às 10:32, Atualizado em 10/07/2019 às 23:19

PF bloqueia rio Paraná em MS para barrar tráfico e contrabando

Ação “fecha” canal no MS mas é operada a partir do Paraná.

Redação,
Cb image default
Policiais usam chalana para fortalecer fiscalização. Foto: PF

A Polícia Federal iniciou ontem operação permanente de bloqueio do rio Paraná, na altura da Ponte Ayrton Senna, na divisa entre Mato Grosso do Sul e Paraná, visando intensificar o combate aos crimes transfronteiriços. A medida visa evitar a subida pelo rio de produtos contrabandeados, dentre os quais, cigarros, eletrônicos, agrotóxicos, armas, munições e drogas, dentre outros.

Participam da ação policiais federais das Delegacias de Guaíra (PR), Maringá (PR) e Naviraí, da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Militar do Estado do Paraná. Dão apoio a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Exército Brasileiro.

Foi instalada uma Chalana, logo após a Ponte Ayrton Senna, que servirá de base para as lanchas da Polícia Federal e do Exército Brasileiro, que servirão para interceptar eventuais embarcações de criminosos que tentarem subir o rio Paraná em direção à Altônia (PR), tanto pelo canal do Mato Grosso do Sul quanto pelo canal do Paraná.

As lanchas equipadas e preparadas para eventuais enfrentamentos com criminosos. Estima-se que nos últimos 60 dias, com o aumento da fiscalização,deixaram de subir pelo Rio Paraná cerca de R$ 1.500.000.000,00 de mercadorias ilícitas. Desde janeiro deste ano, já foram efetuadas a prisão de 36 pessoas, apreendidos 344,3 quilos de maconha e a apreensão de diversos produtos contrabandeados e de veículos, cujo valor estimado chega a quase R$ 67 milhões.

Fonte - Midiamax