Buscar

26/04/2020 às 07:10, Atualizado em 25/04/2020 às 21:12

PF aponta Carlos Bolsonaro como articulador de esquema de fake news

Filho do presidente seria um dos líderes de grupo que ataca e intimida autoridades e pessoas públicas

Cb image default
Carlos ao lado do então candidato Jair Bolsonaro, em 2018 - Reprodução/Flickr

Em uma investigação sigilosa sobre um suposta esquema de distribuição de informações falsas na internet, a Polícia Federal (PF) apontou o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) como um dos articuladores. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a corporação também investiga outro filho do presidente da República, Jair Bolsonaro: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Um dos delegados que atuam no inquérito é Igor Romário de Souza, que trabalhou em Curitiba (PR) quando o juiz da Operação Lava Jato era Sergio Moro. Na sexta-feira (24), Moro pediu demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O ex-juiz deixou o cargo alegando que o presidente queria ter acesso a informações sigilosas na PF. Desde o ano passado, Bolsonaro se manifestou publicamente que desejava trocar o então diretor-geral Maurício Valeixo por outro delegado. Ontem, o chefe do Executivo nomeou o chefe da Agência Nacional de Inteligência (Abin) para o comando da PF.

Ainda conforme a Folha de S.Paulo, membros da corporação garantem que Bolsonaro pressionou Valeixo ao saber que a investigação alcançou seus filhos. Porém, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem que os delegados que estão no caso não sejam remanejados.

Aberto em março de 2019 pelo presidente do STF, Dias Toffoli, o chamado “inquérito das fake news” investiga Carlos Bolsonaro por supostamente liderar grupo que ataca e intimida autoridades e pessoas públicas usando principalmente notícias falsas. A participação de Eduardo Bolsonaro também foi identificada.

Procurado pelo jornal paulista, o vereador não foi encontrado para responder às acusações. Carlos é apontado como mentor do “gabinete do ódio”, nome pelo qual é conhecida a equipe de mídias digitais do presidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.