Publicado em 22/09/2021 às 13:03, Atualizado em 22/09/2021 às 12:19

Paulista é autuado em R$ 12 mil por maus tratos a animais bovinos

O pasto estava degradado e o gado não conseguia se alimentar.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Costa Rica receberam denúncia e constataram em uma fazenda no município de Figueirão, a 55 Km da cidade de Costa Rica, que o rebanho bovino estava passando fome. Os Policiais foram ao local e verificaram que oito animais tinham morrido.

O pasto estava degradado e o gado não conseguia se alimentar. Outros bovinos demonstravam situação de desnutrição, com as vértebras e costelas à mostra, desorientados e a procura de alimentação.

A Iagro (Agência Sanitária Animal de Vegetal) já havia estado na propriedade no mês passado, e constatado o início do problema, conforme relatório de vistoria daquele órgão de vigilância, ao qual a equipe da PMA teve acesso.

O responsável pelos animais não cumpriu a notificação. Havia alguns fardos de feno na propriedade rural, porém, o funcionário não comparecia na fazenda para alimentar o gado. De qualquer forma, a quantidade de feno não era suficiente, pois eram 337 bois. A equipe ainda tentou resgatar um animal vivo sem forças, que estava caído em uma área úmida.

Na última segunda-feira, dia 20 de setembro, a PMA notificou o proprietário para que em 24 horas contrate um funcionário para alimentar os animais com feno e para realizar manejo do gado, bem como contratar um médico veterinário ou um zootecnista para acompanhar o rebanho na fazenda.

O infrator de 43 anos, residente em Fernandópolis, no interior de São Paulo, foi autuado nesta terça-feira (21) administrativamente e foi multado em R$ 12.000,00 por maus tratos aos animais. O autuado também responderá por crime ambiental de maus-tratos, com pena de três meses a um ano de detenção.