Publicado em 12/03/2018 às 14:00, Atualizado em 12/03/2018 às 14:25

Paraguai lidera pedidos de extradição feitos pelo governo brasileiro

País vizinho é destino de facções ligadas ao tráfico de drogas.

Redação,
Cb image default
(Foto: Jarvis Chimenez Pavão, é acompanhado por forças de segurança enquanto é extraditado para o Brasil para enfrentar acusações por tráfico de cocaína, armas e lavagem de dinheiro, em Luque, no Paraguai - 28/12/2017 (Jorge Adorno/Reuters)

O número de pedidos de extradição feitos pelo governo brasileiro atingiu, em 2017, o seu maior nível desde 2010, quando os dados começaram a ser coletados. Neste recorde, o Paraguai surgiu como o principal destino dos pedidos feitos pelas autoridades brasileiras. O Brasil pediu a extradição de 18 pessoas que, acredita-se, estejam foragidas no país que faz fronteira com Mato Grosso do Sul.

As informações são portal UOL, com dados obtidos do Ministério da Justiça por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação). Especialistas afirmam que o aumento no número de pedidos de extradição pode ter relação com a expansão das facções criminosas brasileiras em direção a países como o Paraguai.

Extradição é o processo jurídico pelo qual um país solicita a outro que uma pessoa seja enviada ao país onde ela tenha sido condenada ou responda a investigações. No Brasil, todos os pedidos de extradição feitos ou recebidos pelo País precisam passar pela avaliação do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional), do Ministério da Justiça.

No ano passado, o governo federal pediu a extradição de 111 criminosos, um crescimento de 29% em relação a 2016, quando o governo pediu a extradição de 86 pessoas, a maioria da Argentina.

Para o promotor de Justiça do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) Lincoln Gakiya, um dos maiores especialistas em tráfico de drogas do País, o aumento do número de pedidos de extradição destinados ao Paraguai pode ter relação com a expansão das atividades de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas em direção ao país vizinho. Entre elas, a principal seria o PCC (Primeiro Comando da Capital).

"No caso do PCC, que se expandiu para o Paraguai, faz todo sentido que tenha ocorrido esse aumento em relação aos pedidos para lá. Hoje, o Paraguai é a principal base do PCC fora do Brasil", disse Gakiya ao UOL.

De acordo com o Ministério da Justiça, o tráfico de drogas é o principal crime por trás dos pedidos de extradição feitos pelo Brasil ao Paraguai. Dos 33 pedidos feitos pelo Brasil ao país vizinho entre 2016 e 2017, 10 estavam relacionados a esse tipo de crime.

O país é o principal produtor de maconha da América do Sul e é um importante corredor de escoamento da cocaína produzida na Bolívia com destino ao Brasil e a países europeus.