Publicado em 24/08/2016 às 11:21, Atualizado em 24/08/2016 às 15:38

Operação contra tráfico de drogas sintéticas prende um em MS

Até o fim da manhã de hoje, foram 29 pessoas presas

Redação,

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24), uma ação contra o tráfico internacional de drogas sintéticas em 15 cidades de cinco estados. Até o momento, 29 pessoas foram presas na operação, batizada de Reflexo. Em Dourados, foi preso Rodrigo Leon.

Foram apreendidos veículos, armas, dinheiro, LSD, ecstasy, maconha e telefones celulares. São cumpridos 34 mandados de prisão e 47 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A quadrilha investigada importava ecstasy e LSD da Europa. As drogas também entravam no Brasil pelas fronteiras com o Uruguai e Paraguai. Os traficantes atuavam no litoral devido ao grande fluxo de pessoas no verão e revendiam as drogas sintéticas em festas de música eletrônica da região.

As investigações duraram 10 meses e foram conduzidas pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) do Rio Grande do Sul, sob coordenação do delegado Thiago Lacerda.

"A quadrilha desarticulada tinha um grau de sofisticação elevado. O trabalho começou no verão passado no litoral gaúcho, onde as drogas sintéticas eram vendidas e consumidas. Os criminosos tinham três rotas internacionais de tráfico. A droga que vinha da Europa provavelmente entrava no Brasil pelo aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre", conta o delegado Mario Souza, do Denarc.

No Rio Grande do Sul, os mandados são cumpridos em cidades do Litoral Norte e da Região Metropolitana. No litoral, as ações ocorrem em Capão da Canoa, Tramandaí, Xangri-Lá, Osório e Terra de Areia. Porto Alegre, Viamão e Alvorada também são alvos da operação.

Em Santa Catarina, os mandados são cumpridos em Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e avegantes; no estado de São Paulo, os alvos são na cidade de Guarujá; em Goiás, na capital Goiânia; e no Mato Grosso do Sul, no município de Dourados

A ação deflagrada nesta quarta é coordenada pela Polícia Civil gaúcha, mas conta com o apoio das polícias dos outros quatro estados, com um total de 400 policiais envolvidos.

Fonte ; Correio do Estado