Buscar

23/08/2019 às 08:20, Atualizado em 23/08/2019 às 11:08

Operação Collimatos contra o crime organizado prendeu 20 e teve como sede Nova Andradina

As investigações que culminaram na operação, foram realizadas entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019.

Cb image default
Foto - Marcos Donzeli

Com o objetivo de combater o crime organizado em Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (22), a operação Collimatos, nos municípios de Nova Andradina, Distrito de Casa Verde, Batayporã, Taquarussu, Anaurilândia, Dourados e Campo Grande.

O nome da Operação vem do latim colimar, alinhar, e foi a nomenclatura utilizada em razão da forma de atuação da organização criminosa, que se estruturava de forma integrada para a prática de infrações no âmbito do vale do Ivinhema.

Ao todo estão sendo cumpridos 28 mandados de prisão, 4 mandados de busca e apreensão, visando a internação de adolescentes em conflitos com as leis e 32 mandados de busca e apreensão domiciliar. Até o momento foram presas mais de 20 pessoas, além de armas, drogas e celulares. O balanço da operação será divulgado no final do dia, quando encerrarem as diligências.

As investigações que culminaram na operação, foram realizadas entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019, pelas Delegacias de Polícia Civil de Batayporã e de Taquarussu, através das Operações Collimatus e Texas Livre, respectivamente.

Conforme o delegado Filipe Davanso, um dos coordenadores da operação, ficou comprovado durante as investigações a existência e atuação de grupo criminoso organizado, que atuava com o tráfico de drogas, extorsão, sequestros e crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos.

A Operação conta com a participação simultânea de aproximadamente 100 policiais, entre delegados, investigadores e escrivães de Polícia Judiciária, lotados nas unidades da Polícia Civil de diversas cidades do Estado.

Participam da operação Collimatos as delegacias de Batayporã, Taquarussu, Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Santa Rita do Pardo, Anaurilândia; Bataguassu, Regional de Fátima de Sul, Regional de Três Lagoas, Regional de Naviraí, Regional de Dourados, além da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf), Delegacia Especializada de Repressão a Roubos à Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras), Delegaica Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico.

Cb image default
Divulgação Polícia Civil

AS DILIGÊNCIAS REALIZADAS:

Ao logo dos dias foram cumpridas 9 (nove) prisões preventivas na cidade de Nova Andradina, 6 (seis) na cidade de Batayporã, 3 (três) na cidade de Taquarussu, 2(dois) na cidade de Anaurilândia, 3(três) na cidade Dourados além de 2 na cidade de Campo Grande, sendo que nestas duas últimas cidades foram cumpridas no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima.

Na cidade de Nova Andradina cumpriu-se mandados de prisão preventiva M.S.B (vulgo DiMenor), G.V.M.U (Vulgo Patrone), C.F.A (Vulgo Alok), G.S.A (Vulgo LD20), R.R.S (Vulgo MK), bem como de L. M (Vulgo Léo), T.E.S. (Vulgo Diogo), L.A.F.M (Vulgo Gordo) e O.F.O (Vulgo Maldonado).

Na cidade de Batayporã foram cumpridos mandados de prisão preventiva de A.M.S. (Vulgo Kasuri), C.D.S.K (Vulgo Aquiles), M.R.B (Vulgo Macarrão), E.D.M (Vulgo VidaLoka), A.M.S (Vulgo Black), sendo que um alvo se encontra foragido.

Já cidade de Taquarussu prendeu-se preventivamente J.F.M.M (vulgo TÓ), A.V.M.U (Vulgo DIDI), J.J.A.R (vulgo Brinquedo).

Em Anaurilândia cumpriu-se a prisão preventiva de R.A.A (vulgo Gordão Constantino) e W.R.B (Vulgo Coala).

Em Dourados cumpriu-se a prisão E.B.I (Vulgo Icaro), J.R.S.N (Vulgo R7) e C.S (Vulgo Tubarão).

Já em Campo grande teriam sido cumpridos dois mandados de prisão, um de D.C.L (Vulgo DG) e outro de B.F.S (vulgo Yuri);

Ademais, teria sido realizados 6(seis) prisões em flagrante por delito de tráfico de drogas, posse de munição de calibre restrito, bem como duas armas de fogo, sendo uma delas de calibre restrito, além de algumas munições.

Registre-se ainda que teria sido apreendida uma adolescente infratora pelo ato infracional análogo ao delito de tráfico de drogas, à qual, em razão das previsões do ECA, teria sido ouvida e liberada, na sequência.

Por fim, apreendeu-se, em Nova Andradina, dois mandados de busca e apreensão de adolescentes infratores e dois ainda se encontram foragidos.

Cb image default
Divulgação Polícia Civil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.