Publicado em 05/11/2021 às 15:00, Atualizado em 05/11/2021 às 16:02

Operação Bairro Seguro diminui ocorrências de perturbação do sossego em Nova Andradina

O Comandante do 8° Batalhão Tenente-Coronel José Roberto de Souza destaca que essa ação da polícia Militar será permanente

Redação,
Cb image default
Divulgação

Com a finalidade de combater a perturbação do sossego da população Nova Andradinense, o 8° Batalhão de Polícia Militar através da Operação Bairro Seguro tem atuado no combate das ocorrências e flagrantes de perturbação de sossego e poluição sonora. A central de emergência da polícia Militar concentra um alto volume de chamados para este tipo de ocorrência. Com os dados estatísticos da unidade foi possível constatar que no período de abril de 2020 a julho de 2021, foram atendidas mais de 67 ocorrências, resultando na apreensão 84 aparelhos de sons e veículos utilizados para perturbar o sossego e a tranquilidade das pessoas.

Após traçar novas estratégias e implantar a Operação Bairro Seguro em agosto de 2021, que tem como objetivo principal trazer a tranquilidade e a segurança pública para a população de Nova Andradina. Pode-se se notar a diminuição no número de solicitação de atendimento e registro de ocorrência relacionadas a perturbação. Dados do segundo semestre de 2021 apontam que foram atendidas 22 ocorrências deste fato, tendo estas resultado na condução dos autores para a Delegacia de Polícia Civil e apreensão dos aparelhos sonoros, tendo sido observado também que em alguns dias das semanas não houveram nenhum registro de chamado.

É importante salientar que a operação Bairro Seguro atuará tanto na prevenção como também na fiscalização de denúncias de perturbação e crimes, que podem resultar na apreensão de aparelhos de som de pequeno e grande porte, que estejam descumprindo o artigo 42 da Lei de Contravenção Penal, ou os artigos 54 da Lei de Crimes Ambientais e o artigo 2.288 do Código de Trânsito Brasileiro. Em caso de descumprimento, as equipes realizarão a apreensão do equipamento irregular.

O Comandante do 8° Batalhão Tenente-Coronel José Roberto de Souza destaca que essa ação da polícia Militar será permanente e vai atuar sobre uma das principais causas do acionamento da Polícia Militar via 190, que são as ocorrências de perturbação do sossego. As pessoas precisam entender que o seu momento de lazer não pode atrapalhar a vida de outras pessoas, por isso esta ação é tão importante.