Publicado em 09/08/2016 às 11:31, Atualizado em 09/08/2016 às 13:12

Número de queimadas aumenta 127% em MS, aponta secretaria

Sete primeiros meses de 2016 tiveram 1,5 mil ocorrências, diz Sejusp

Redação,
Cb image default

Este fogo foi na unidade da Cocamar em Nova Andradina

O Corpo de Bombeiros já realizou 1,5 mil atendimentos de combates a incêndios em Mato Grosso do Sul entre janeiro e julho de 2016. Segundo dados do Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o número revela que as ocorrências cresceram 127% em relação ao mesmo período de 2015.

No ano passado, os bombeiros fizeram ao todo 1,9 mil atendimentos, isto é, este ano alcançou em sete meses mais que a metade do total de 2015. A contagem de 2016 apontada pela Sejusp somou as 411 ocorrências de incêndio registradas em Campo Grande e as 1,2 mil do interior do estado.

Para evitar as queimadas, o tenente-coronel Robinson Moreira orienta que é preciso manter terrenos limpos e capinados, não colocar fogo na vegetação e entulhos de lixo, ensacar o lixo para a coleta ou contratar caçamba, não jogar ponta de cigarro acesa na vegetação nem à beira de rodovias, não soltar balões e não acender fogueiras perto de vegetações.

Os incêndios ameaçam as edificações, residências, comércios, unidades de saúde, postos de combustíveis, escolas e outros, além de prejudicar a qualidade do ar, causando o aumento de doenças respiratórias, colocando em riscos as linhas de transmissão de energia e telefônicas e prejudicando o tráfego rodoviário e aéreo.

As queimadas também podem provocar acidentes graves, destruir o ecossistema, matar animais silvestres e destruir matas e florestas.(Com informações do G1 MS).