Buscar

15/07/2017 às 14:05, Atualizado em 15/07/2017 às 15:16

NOVA ANDRADINA: Prefeitura torna público o Plano Anual de Compras 2017/2018

A criação do Plano Anual de Compras vai garantir que os pequenos empresários recebam tratamento diferenciado.

Cb image default
Divulgação

Com o objetivo de melhorar a economia do município e dos micro e pequenos empreendedores de Nova Andradina, a Sala do Empreendedor com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) conclui o Plano Anual de Compras de bens e serviços.

Esse será o primeiro Plano Anual de Compras de Nova Andradina a medida inédita está sendo implantada para o fortalecimento dos pequenos negócios e funcionará como uma ferramenta de organização e controle para gestão pública, além de promover o tratamento diferenciado aos processos de compras previstos na Lei Federal 123/2006, a fim de beneficiar às micro e pequenas empresas.

A criação do Plano Anual de Compras vai garantir que os pequenos empresários recebam tratamento diferenciado ao fornecerem produtos e serviços para o município. O objetivo é tornar a Prefeitura em um mercado acessível e viável aos empreendedores locais, transformando o orçamento municipal em uma importante ferramenta de desenvolvimento.

O Plano é composto pelos principais itens a serem comprados durante o ano 2017 e 2018, com os benefícios previsto na Lei 147/2014 sendo elas a previsão de licitações exclusivas, cota reservada de até 25%, subcontratação de até 30%, empate ficto, regularização tardia, contratação de empresas locais/regionais micro e pequenos negócios. “Essa ferramenta proporcionará uma grande oportunidade para os empreendedores, contribuindo diretamente com o desenvolvimento local”, disse o secretário Hernandes Ortiz (SEMADI).

A elaboração do Plano Anual de Compras faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas em parceria com o SEBRAE, por meio da Sala do Empreendedor e com o setor de licitação. “Pela primeira vez o município dispõe desse mecanismo, que é uma organização do planejamento das compras internas”, explicou o agente de desenvolvimento André Vicente, acrescentando que mais de 90% das empresas instaladas em Nova Andradina são micro e pequenas empresas sendo MEI, ME EPP.

O plano Anual de Compras está disponível no site da Prefeitura (http://www.pmna.ms.gov.br/dados-gerais), os pequenos empresários terão a oportunidade de conhecer todo o planejamento de compras do município e, com isso, planejar a participação nas licitações e pregões. “O governo municipal vem implementando ações para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para micro e pequenos negócios, fortalecendo esse setor importante para a economia da cidade”, ressaltou Hernandes Ortiz.

O secretário explica que o lançamento do plano anual contribuirá com a geração de emprego e renda no município. “Essas empresas terão um volume maior de valores e serviços, contratando mais pessoas. Esperamos que os empresários entendam que a administração está tentando mostrar um ambiente favorável, criando um circulo virtuoso para que esses serviços sejam contratados por empresários locais”, acrescenta Ortiz.

A elaboração do documento contou com a participação de Tiago Queiroz de Oliveira consultor do Sebrae, Licitação Katia de Matos Inacio, Gilberto Barbieri, Claudio Sanches e Sala do Empreendedor André Vicente Delgado e Keila da Silva Santos.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.