Publicado em 04/08/2016 às 21:30, Atualizado em 05/08/2016 às 01:40

NOVA ANDRADINA: Polícia Civil localiza adolescente desaparecido

O garoto foi encontrado no interior do estado do Paraná

Redação,
Cb image default

Garoto que estava sumido ao lado de seus familiares

Foto - Divulgação

A Polícia Civil localizou o adolescente Jonas de Lima Gomes da Silva, de 15 anos de idade, tido como desaparecido desde o dia 09 de julho de 2016, mês passado.

O pai do adolescente, Vanderlei Gomes da Silva comunicou o fato à 1ª Delegacia de Polícia de Nova Andradina (B.Ó 2007-2016) e desde então, os investigadores desenvolveram uma série de diligências visando localizar o seu paradeiro, embora, houvesse fortes indícios de que o adolescente quis sair de casa por vontade própria, o que foi confirmado na manhã desta quinta-feira, dia 04, ao prestar declarações à autoridade policial.

Conforme informações divulgadas pela assessoria da Polícia Civil, o garoto simplesmente não queria viver em convívio familiar, junto aos seus pais, separados de fato há sete anos.

Segundo a nota divulgada pela Polícia Civil, ultimamente, Jonas de Lima Gomes da Silva estava morando com a avó paterna, saiu de casa e não voltou mais. No dia 20 de julho chegou a se comunicar com amigos de escola e familiares: primos e uma tia, mas não com os responsáveis legais dele. Ele foi localizado pela Polícia de Altônia – PR, a pedido da Polícia Civil de Nova Andradina, levado até a Delegacia de Polícia local e ficou aguardando a chegada de uma equipe de investigadores da SIG da 1ªDP de Nova Andradina, acompanhada de membro do Conselho Tutelar também de Nova Andradina.

O adolescente, segundo a versão da Polícia estava vivendo com uma jovem de 19 anos de idade, que conheceu aqui em Nova Andradina e mais um casal, uma irmã da namorada de Jonas, de 26 anos de idade e o companheiro dela, de 32 anos. Embora elas tivessem moradia em Pérola – PR e o homem de 32 anos tivesse propriedade rural em Teodoro Sampaio – SP, por vontade própria estavam viajando de cidade em cidade, sem moradia fixa, como modo livre de viver.

De acordo com a Polícia Civil de Nova Andradina, ao todo passaram por 16 municípios, em três estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, não consumiam drogas, nem bebida alcoólica o adolescente denotava aparência saudável, estava bem vestido e disse que estava bem vivendo no “trecho”. Ambas as mulheres estão grávidas e em Primavera – SP estiveram na Delegacia de Polícia, onde registraram um boletim de ocorrência de extravio de documentos de Jonas, mas com nome falso, para que esse pudesse viajar sem documentos e ser menor de 15 anos e caso fosse encontrado pela Polícia, tivesse que exibir o boletim registrado, não constaria o seu desparecimento, o que denota a vontade dele em não se encontrado.

Nos últimos dias, cartazes foram confeccionados, reproduzidos e distribuídos pelos próprios familiares, sem autorização ou qualquer orientação da Polícia Civil, tanto que, não constam números telefônicos de nenhuma unidade policial para contato e repasse de informações.

O adolescente foi entregue aos responsáveis legais na tarde desta quinta-feira e o expediente será encaminhado ao Ministério Público, para apreciação de um Promotor de Justiça, que é o curador da infância e juventude, tendo em vista que Jonas de Lima Gomes da Silva, disse que irá voltar a viver no “trecho” e não quer viver com nenhum de seus pais, embora tivesse sido orientado ao contrário disso na Delegacia de Polícia, aonde foi promovido o reencontro familiar.

A Polícia Civil de Nova Andradina agradece a colaboração do Conselho Tutelar da cidade e a congênere policial de Pérola e Altônia, cidades do Paraná que colaboraram com as diligências policiais para localização do adolescente e ainda, pede à população que despreze os cartazes de divulgação de desaparecimento, retirando-os se possível.