Publicado em 11/08/2018 às 11:36, Atualizado em 11/08/2018 às 11:57

MS está entre os três estados do país onde o PCC tem "alta influência"

A maior facção criminosa do Brasil está em desvantagem em apenas cinco unidades da federação (AM,PA,MT,TO,RJ).

Redação,

Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo são os estados em que o PCC (Primeiro Comando da Capital) tem influência “muito alta”, conforme levantamento divulgado por pesquisadores da trajetória da facção criminosa. O dado foi apresentado pelo portal Uol, nesta sexta-feira (10) e mostra o domínio do grupo criminoso em outros cinco estados com influência “alta” (AC,RR,PI, AL, SE).

A maior facção criminosa do Brasil está em desvantagem em apenas cinco unidades da federação (AM,PA,MT,TO,RJ) e tem média influencia em outras treze e no Distrito Federal (AP,RO,MA,CE,RN, PB, PE, BA,GO,MG,ES,SC,RS).

Camila Nunes Dias e Bruno Paes Manso, há mais de uma década se dedicam a pesquisa do grupo que domina o mercado de drogas e o sistema prisional, divulgada hoje.

Autoridades estimam que a facção criminosa conseguiu batizar 18 mil novos membros nos últimos anos, o que contribuiu para ascensão do grupo. Nos estados com média incidência, o PCC briga pelo monopólio.

O levantamento aponta que o PCC tem 30 mil membros no país.

"Nos estados que consideramos como médios em termos de presença do PCC, significa que há outros grupos criminosos em pé de igualdade e em conflito com a facção paulista”, disse a pesquisadora.

O portal ressalta ainda que desde o segundo semestre de 2016, o PCC entrou em guerra aberta com o antigo parceiro Comando Vermelho e com outras facções pelo domínio dos presídios e das rotas de tráfico de drogas e de armas em todo o país e desde então iniciou-se uma série de confrontos nos presídios em todo o país.

O massacre de Manaus, no primeiro dia de 2017, é um exemplo destes confrontos. Membros da FDN (Família do Norte), então aliada do Comando Vermelho, assassinaram 56 presos, sendo que 26 eram filiados ao PCC. Atualmente, as três fações disputam o mercado do crime na região Norte do país.

Tribunal do crime

Além dos confrontos nos presídios, as facções criminosas se mostram por meio das execuções com recados para intimidar o grupo oposto. Os chamados “tribunais do crime” ocorrem com frequência em Mato Grosso do Sul com membros declarados e não declarados de facções, com internos de unidades prisionais ou pessoas em liberdade.

Conforme mostrado pelo Dourados News, Douglas Sarat de Moraes, 18, foi executado por três pessoas e antes do fato foi obrigado a gravar um vídeo em relato ao domínio do PCC no município.

O Dourados News teve acesso ao vídeo. O rapaz era estimulado a falar da força da facção criminosa. Ele ainda relatou sobre a rixa “PCC e CV”.

“O CV fez uma casinha para matar os PCC’s aqui de Dourados, mas não vai rolar. Todos tem que seguir o PCC maior grupo do mundo”, disse.

Antes de ser executado o jovem foi estimulado a dizer “quem vai dominar é o PCC”.

Os autores foram identificados Luiz Henrique de Paula, 20, o ‘abacaxi’, e Alisson Borges de Brito, 25, o ‘quati’ foram presos e um adolescente apreendido.

O trio atraiu o jovem até o encontro e posteriormente amarraram suas mãos, o torturando e fazendo mencionar as frases antes do tiro na cabeça.

Conforme o SIG (Serviço de Investigação Geral), Douglas não tinham passagem pela polícia ou envolvimento real com o Comando Vermelho e foi identificado por uma postagem em grupo de whatsapp por apologia a facção (CV).