Publicado em 09/11/2021 às 15:01, Atualizado em 09/11/2021 às 14:00

Menina que não foi devolvida à mãe depois das férias de julho é entregue após mais de 100 dias desaparecida

Criança de 8 anos foi encontrada pela PRF nesse domingo (7), enquanto viajava com o avô paterno. A Justiça determinou a devolução à mãe em 48 horas.

Redação,

Isadora Praeiro Pedroso Ardevino, de 8 anos, que estava longe da mãe depois das férias de julho com o pai, foi devolvida à Marina Pedroso nesta segunda-feira (8), após mais de 100 dias de procura. A menina foi encontrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma estrada de Mato Grosso do Sul, nesse domingo (7).

A família informou que a criança passa bem e já está em casa junto com a mãe, irmão caçula e avós maternos.

O avô paterno de Isadora, Air Praeiro, estava com a guarda de Isadora desde o dia 19 de outubro. No entanto, a mãe da garota entrou com uma ação, e a Justiça concedeu a guarda unilateral a ela na sexta-feira (5).

Nesse domingo, quando viajava para Cuiabá junto com a criança, o avô recebeu uma intimação judicial em mãos.

A decisão da desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho determinava que a menina fosse devolvida à mãe em até 48 horas.

De acordo com a desembargadora, o pai se mostra alheio e ignora todas as decisões, ao relutar em entregar a criança mesmo havendo a determinação de busca e apreensão.

Guarda provisória do avô

O advogado João Vitor Almeida Praeiro Alves que é pai da menina e a enfermeira Marina Pedroso Ardevino dividiam a guarda da menina desde 2017, sendo que a casa da mãe era a referência de lar.

A Justiça suspendeu a guarda compartilhada aos pais da menina Isadora Praeiro Pedroso Ardevino e determinou guarda provisória ao avô paterno no último dia 19.

De acordo com a decisão, o avô paterno da menina possuía condição afetiva, psicológica e material para cuidar da neta e que por isso, a guarda provisória foi dada a ele.

No despacho, o juiz enfatiza que já determinou à mãe que não mais divulgasse o caso nas redes sociais e que ela teria descumprido a decisão.

Paradeiro de Isadora

O paradeiro da menina estava, até então, ocultado pelo pai. Dois mandados de busca e apreensão já haviam sido expedidos pela Justiça de Mato Grosso.

A advogada da mãe, Ana Lúcia Ricarte, comentou que não é a primeira vez que o pai não devolve a menor. Segundo ela, a mãe entrou com a primeira busca e apreensão para contra o pai da criança para reaver a menor no ano passado.

Conta que na segunda vez que ele não devolveu a criança foi feito um acordo para mudar Isadora de escola.

O ex-marido chegou a mover um processo contra Marina e em dois episódios anteriores, a mãe da menina precisou se valer de pedidos judiciais para que a criança fosse devolvida.

A família de Isadora realizou um protesto no mês passado, em frente ao Fórum de Cuiabá pedindo agilidade da Justiça e do Ministério Público na busca pela menina.

Com informações do g1