Publicado em 20/11/2021 às 11:00, Atualizado em 20/11/2021 às 09:44

Júri absolve acusado de matar adolescente de 17 anos em baile funk

O julgamento aconteceu ontem.

Redação,

Levado a júri popular pelo assassinato do adolescente João Carlos Benites Fernandes, de 17 anos, durante baile funk no Jardim Itamaracá, em Campo Grande, Michael Vinícius Pereira da Silva Esqueviel foi inocentado nesta sexta-feira, dia 19 de novembro. Por maioria dos votos, os jurados levaram em consideração a ausência de provas e o fato do réu ter negado o crime a todo o momento.

Segundo o site Campo Grande News, o crime julgado nesta manhã aconteceu em 31 de março de 2017. Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual, Michael era um dos convidados da festa e encontrou no local um antigo desafeto. Os dois brigaram e no meio da confusão, ele sacou a arma para atirar contra o “inimigo”. Os disparos, no entanto, atingiram João por engano.

O adolescente foi socorrido com um ferimento na cabeça, ficou internado, mas não resistiu. Michael negou ser o autor do tiro. Por isso, nesta sexta-feira, o defensor público Rodrigo Antônio Stochiero Silva alegou aos jurados ausência de provas do crime e a negativa de autoria.

Já o promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos, pediu a condenação por homicídio. Por maioria dos votos, quatro conta um, os jurados do Conselho de Sentença acataram a tese da defesa e absolveram o réu.

Michael já respondia o processo em liberdade, por isso, continua livre para acompanhar possíveis movimentações da ação, já que o Ministério Público pode recorrer da decisão. Durante o julgamento, o promotor ainda ressaltou que uma das testemunhas do crime mentiu em depoimento na delegacia e pediu ao juiz a investigação da situação.

Segundo o defensor, a vítima se retratou na fase de audiência e admitiu a verdade. Nesta manhã, os jurados tiveram conhecimento disso e levaram em consideração a versão dada na justiça, por isso não há fundamentação para o pedido. A legislação brasileira garante que não há crime de falso testemunho se a retratação é feita antes da sentença.