Buscar

06/08/2020 às 07:13, Atualizado em 06/08/2020 às 11:03

Juiz solta delegado acusado de ajudar máfia dos Name, mas com tornozeleira

Ele pode voltar a atuar na Sejusp, mas sem armas nem em investigações

O juiz Roberto Ferreira Filho concedeu, nesta quarta-feira (5), habeas corpus ao delegado Marcio Shiro Obara, preso por receber propina para prejudicar investigações contra Jamil Name e grupo de extermínio em Campo Grande e Ponta Porã. No entanto, Shiro terá de usar tornozeleira eletrônica.

Conforme a decisão, Roberto Ferreira justificou que a soltura de Obara, preso no 3º DP, no Carandá Bosque, já não causa riscos para a investigação nem para a ordem pública. Além disso, há o argumento de residência e trabalho fixos e da pandemia da covid-19. Ele terá de pagar fiança de 25 salários mínimos. O alvará de soltura ainda não foi expedido.

Cautelares

Márcio Obara deverá se apresentar periodicamente à Justiça e está proibido de manter contato com investigados, delegados, promotores de Justiça e qualquer envolvido na Operação Omertà.

Ainda segundo a decisão, o delegado poderá assumir funções na Secretaria de Segurança Pública, desde que não envolva uso de armas nem investigações.

Omertà

Márcio Shiro Obara é acusado de receber propina de R$ 100 mil para prejudicar investigações que poderiam levar ao assassinato de inimigos da família Name.

Obara, diz a Omertà, escondeu provas que poderiam, à época, levar ao assassino do ex-policial e ex-chefe de segurança da Assembleia Legislativa, Ilson Figuiredo, fuzilado em 11 de junho de 2018, em Campo Grande.

A investigação também apontou que Márcio manteve contato com criminosos ligados à máfia de Fahd Jamil, cuja base fica em Ponta Porã. No diálogo com um investigado, ele se referia com intimidade com um deles. Shiro também teria assediado delegados que investigavam o caso para deixar o inquérito com ele.

O advogado de Obara, Ricardo Machado, disse apenas que a prisão do cliente não se justificava mais e que ele tem 20 anos de atuação na Polícia Civil e bons antecedentes.

Com informações do TopmidiaNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.