Publicado em 10/09/2021 às 06:30, Atualizado em 09/09/2021 às 22:58

Jornalista procura a PF e abandona Mato Grosso após ameaça

Ele denunciou uma espécie de ''farra da publicidade'' no Governo do Estado

Redação,
Cb image default
Divulgação

O jornalista Alexandre Aprá, do site Isso É Notícia, em Cuiabá, deixou o estado do Mato Grosso, em razão de ameaças de ‘’poderosos’’ locais. Antes disso, ele procurou a Polícia Federal e fez diversas denúncias sobre o caso.

Alexandre deu um relato para a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraij. Segundo o relato, Aprá disse que há em curso um plano para incriminá-lo e difamá-lo, em razão de suas reportagens.

Nos últimos oito anos, Aprá tem denunciado um esquema de irregularidades na contratação de quatro agências para fazer publicidade do Governo do Estado, nem licitação. Entre os suspeitos de mandar intimidar o profissional, estão o governador do Estado, Mauro Mendes, o publicitário Ziad Fares e a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes.

O jornalista descobriu que um detetive particular, Ivancury Barbosa, teria sido contratado para recolher elementos para incriminá-lo. As acusações seriam de tráfico de drogas e abuso de menores.

Ainda segundo Aprá e a Abraij, a descoberta do plano se deu após Alexandre usar um amigo para se aproximar do detetive. Dessa forma, conseguiu ter conhecimento das ameaças.

“Eu sabia que a falta de provas e a influência do governo em várias instâncias do poder estadual, como Polícia Civil e MP, impediriam uma apuração independente. Apelei a essa estratégia para salvar minha vida, tive que agir e um amigo se fez passar por meu inimigo”, explicou à Abraji.

Em uma das mensagens, diz a reportagem, o detetive deixa claro ter sido procurado para obter provas contra o jornalista:

“Você esculacha todo mundo nos jornais, [...] Nenhum detetive foi contratado para te matar, só para pegar que você usa cocaína, certo? [...] deu certo também que eu achei mais uns quatro traficantes que fala (sic). Então eu acho que era bom você ficar meio quieto com isso aí [...] você não vai continuar com este jornalzinho marrom seu aí esculachando todo mundo [...] Você sai como moleque e é pedófilo. Eu descobri tudo isso...”, diz o relato.

Envolvidos negam

O detetive Ivancury Barbosa, disse a um site de notícias de Cuiabá, que não tem a intenção de matar o jornalista. mas reconheceu ter sido contratado para investigar o jornalista. No entanto, não revelou quem o financiou. Ao mesmo site, negou que Ziad Fares, o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virgínia Mendes tenham contratado seus serviços.

Ziad Fares também foi ouvido pelo site local. Por meio de seu advogado, afirmou que a denúncia feita por Aprá “não corresponde com a verdade” e que não contratou Barbosa para a investigação. Até esta quinta-feira (9.set.2021), a Abraji não havia conseguido contatar o publicitário para confirmar sua versão.

A Abraji procurou a PF, mas até o momento da publicação desta reportagem não se sabia se haveria abertura de inquérito para investigar as denúncias. A Secretaria de Comunicação do Governo de Mato Grosso também foi acionada, mas tampouco havia se manifestado a respeito.

Proteção

Alexandre Aprá disse à Abraji que se encontra em local não identificado, enquanto aguarda a apuração da denúncia. Alexandre Aprá foi um dos jornalistas acolhidos pelo Programa de Proteção Legal para Jornalistas, da Abraji.