Publicado em 11/12/2018 às 07:33, Atualizado em 10/12/2018 às 22:02

Hóspedes relatam susto e tristeza por perderem tudo em incêndio de hotel

Chamas destruíram terceiro andar do Hotel Nacional, mas não houve feridos.

Redação,
Cb image default
Incêndio destruiu todos os cômodos do último andar - Valdenir Rezende / Correio do Estado
Cinco pessoas estavam hospedadas no Hotel Nacional, que foi atingido por um incêndio de grandes proporções na tarde desta segunda-feira, em Campo Grande. As chamas se alastraram rapidamente, mas todos conseguiram deixar o prédio. Apesar disso, a correria foi grande após aviso para deixarem o hotel. Após o susto inicial, veio a tristeza e o lamento por conta dos objetos pessoais queimados e da incerteza do que aconteceria, já que todos vieram de fora e não tem parentes na Capital.

As chamas já foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, que faz o trabalho de rescaldo no prédio. O terceiro andar foi totalmente destruído, mas a estrutura não foi compremetida e não será necessária interdição do hotel.

A cirurgiã-dentista Mirlane Mendes, 22 anos, mora em Boa Vista (RR) e estava hospedada no hotel desde a madrugada de hoje. Ela veio à Capital para fazer uma prova de residência em sua área e, após o exame, voltou ao hotel e dormia em seu quarto, no térreo, quando foi acordada pelo gerente, avisando sobre o incêndio.

“Eu estava sentindo um calor, mas achei que era o clima da cidade. O gerente bateu na porta e pediu para sair correndo porque estava pegando fogo”, disse.

Mirlane conseguiu ainda pegar as malas e alguns outros pertences antes de deixar o prédio. Apesar de não sofrer ferimentos, ela estava muito assustada com a situação, agravada pelo fato de estar em uma cidade desconhecida para ela e longe da família.

A cirurgiã ligou para a família para avisar sobre o incidente e aguardava uma posição da administração do hotel sobre uma alternativa para a hospedagem, já que ela precisa ficar em Campo Grande até sexta-feira (14), por conta das provas que ainda tem para realizar. “Foi tudo muito rápido, nunca vi isso na vida”, lamentou.

A aposentada Maria Aparecida Henrique Oliveira, 74 anos, mora em dos quartos do hotel há três anos e assistia televisão quando a luz acabou e, na sequência, foi informada sobre o fogo. Ela também informou que o gerente bateu na porta avisando para que evacuasse o prédio.

“Estou muito feliz porque não aconteceu nada de mais grave”, disse a aposentada, acrescentando que, mesmo após o caso, ela "não vai sair nem morta".

Segundo informações apuradas pelo Correio do Estado, os hóspedes serão encaminhados para o hotel Colonial, que é de propriedade de um amigo do dono do Nacional.

A pessoa que aluga o prédio foi ao local ao ser informada sobre o incidente e passou mal ao ver o incêndio. Ela foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada para uma unidade de saúde.

O montador de móveis Maurício Santos de Castro, 30 anos, é de São Paulo e estava hospedado no hotel junto com outros dois colegas de trabalho. Durante a tarde, eles saíram para fazer um serviço e, quando retornaram, o prédio já estava pegando fogo.

"Fomos avisados que o hotel pegou fogo e todas as nossas coisas ficaram lá dentro", lamentou Castro. Ele disse ainda que ficou assustado ao ver o incêndio e que irá ver o que pode ser feito com relação aos bens materiais que acabaram queimados.

INCÊNDIO

Incêndio de grandes proporções atingiu o hotel, na rua Dom Aquino, e mobilizou diversas equipes do Corpo de Bombeiros, no bairro Amambai, próximo a antiga rodoviária.

Gerente do hotel, João de Araújo, 50 anos, disse que estava na recepção quando algumas pessoas que passavam pela rua o chamaram e avisaram que havia fogo e fumaça saindo do prédio. Imediatamente, ele ligou para os quartos e pediu para que os hóspedes desocupassem os cômodos, além

Preocupados, os hóspedes desceram correndo e conseguiram sair antes de as chamas se alastrarem.

Corpo de Bombeiros foi acionado e diversas viaturas foram ao local controlar as chamas, que se alastraram rapidamente. Houve dificuldade no combate ao fogo.

De acordo com o tenente Eduardo Trackz, foram usados cerca de 12 mil litros de água para apagar o fogo. Todos os cômodos do último andar foram destruídos.

Um operador de drone auxiliou os bombeiros, utilizando o equipamento para fazer um sobrevoo e verificar se ainda havia focos de incêndio no último andar do prédio. "Fizemos uma vistoria e foi constatado que não há mais chamas, apenas alguns resquícios de foco nos caibros do telhado, mas chamas em si não tem mais", disse o tenente.

O militar do Corpo de Bombeiros informou ainda que será feita uma vistoria em todo o prédio no término do rescaldo e uma avaliação da estrutura para saber se será necessário acionar a Defesa Civil ou entregar para o proprietário.

"As causas [do incêndio] não foram constatadas in loco e para levantar a causa só através da perícia", afirmou Tracz, acrescentando que a suspeita inicial é de curto circuito.

Conteúdo Correio do Estado