Buscar

23/04/2025 às 08:30, Atualizado em 22/04/2025 às 20:53

Homem é preso por porte ilegal de arma e pesca predatória durante Operação Semana Santa em Rio Brilhante

A Operação Semana Santa, em curso em toda bacia do Rio Paraná, teve como foco a repressão à caça e à pesca predatória, que costumam aumentar nesse período

Cb image default
Divulgação PMA

Durante patrulhamento da Operação Semana Santa, deflagrada pelo 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA), uma equipe da Sede base em Dourados (MS), prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo e por praticar pesca predatória. A ação ocorreu no dia 18 de abril, na estrada do Suez, nas proximidades do Bolicho da Areia, zona rural de Rio Brilhante.

A abordagem foi feita ao veículo GM Corsa com uma carretinha acoplada, que transportava um barco e um motor. O condutor, foi flagrado com uma espingarda cartucheira no interior do carro. A vistoria continuou no barco e resultou na apreensão de diversos materiais ilegais de pesca, incluindo 22 anzóis de galho, uma rede de malha 140 mm (8,5 m x 1,8 m), uma tarrafa de malha 50 mm (2,0 m de altura), um arpão modelo HARPIA 75 e cinco minhocuçus (Rhinodrilus altus), iscas naturais frequentemente utilizadas na pesca irregular.

O autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Rio Brilhante, onde foram lavrados o Registro de Ocorrência e os demais documentos legais correspondentes às infrações constatadas: porte ilegal de arma de fogo (Art. 12 da Lei 10.826/03) e crime contra a fauna (Art. 29 da Lei 9.605/98).

A Operação Semana Santa, em curso em toda bacia do Rio Paraná, teve como foco a repressão à caça e à pesca predatória, que costumam aumentar nesse período. A Polícia Militar Ambiental reforça que manter arma de fogo sem registro e praticar pesca com petrechos proibidos são crimes ambientais e podem levar à prisão, além de multas e apreensões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.