Buscar

04/07/2025 às 16:34, Atualizado em 04/07/2025 às 15:36

Homem é autuado por manter aves silvestres em cativeiro em Inocência

O autor da infração foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil

Cb image default
Divulgação

Na última quarta-feira (03), a equipe da Polícia Militar Ambiental de Cassilândia (2º BPMA) autuou um morador do município de Inocência, no Mato Grosso do Sul, por manter aves silvestres em cativeiro sem autorização ambiental. A ação ocorreu durante patrulhamento terrestre realizado no bairro Jardim Pantanal.

No local, os policiais identificaram três gaiolas na parte frontal da residência, contendo duas aves da espécie Coleirinha (Sporophila caerulescens) e uma da espécie Curió (Oryzoborus angolensis). Questionado, o responsável pelo imóvel afirmou não possuir licença ambiental para a criação dos animais e disse tê-los adquirido de terceiros.

Diante da infração, a equipe lavrou auto de infração ambiental com multa no valor de R$ 1.500,00, além de realizar a apreensão das aves e das gaiolas. O caso foi registrado com base no Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98), que trata da captura e manutenção de animais silvestres sem autorização.

O autor da infração foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Inocência para os procedimentos legais. As aves foram entregues novamente à equipe da PMA e serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), onde passarão por avaliação e, se possível, serão reintroduzidas na natureza.

Segundo a PMA, como os animais apresentavam comportamento manso, indicando domesticação, a destinação direta ao CETAS visa dar celeridade no processo de reabilitação e soltura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.