Buscar

30/07/2019 às 08:00, Atualizado em 29/07/2019 às 16:52

Fazendeiro que matou promotor no PE é preso em MS após 5 meses em fuga

José Maria Rosendo foi condenado a 50 anos por ser mandante da execução do promotor Thiago Faria, em 2013.

Cb image default
José Maria fugiu em fevereiro e foi encontrado na área rural de Corumbá (Foto/Divulgação: PC)

O fazendeiro José Maria Rosendo, condenado a 50 anos de prisão pelo assassinato de promotor de Justiça Thiago Faria Soares, em Pernambuco, foi preso hoje, em Corumbá, em operação dos Gaecos dos dois estados. O crime aconteceu em 2013.

José Maria havia fugido da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá (PE), no dia 14 de fevereiro deste ano, em “operação de resgate” que resultou na morte de um policial militar.

Segundo informações do MPE (Ministério Público Estadual) de Pernambuco, ele estava escondido na área rural, na região de fronteira entre Brasil e Bolívia, até se ocultando no país vizinho.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu de Barros, disse que irá pedir a transferência dele para presídio federal. “Esse pedido se justifica em razão do grau de periculosidade dele, visto que foi apurado que ele participa de uma organização criminosa transnacional”. Além disso, a prisão em unidade federal também se justifica pelo julgamento ter ocorrido na Justiça Federal.

O caso - Em outubro de 2016, ele foi condenado a 50 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado, pela 36ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, pela morte do promotor Thiago Faria Soares e por duas tentativas de homicídio contra Mysheva Martins, noiva de Thiago, que estava dentro do carro com ele no momento do assassinato, e Adautivo Martins, tio dela.

A motivação do crime, segundo a Polícia Federal, envolveu uma disputa pelas terras da Fazenda Nova. A motivação do crime teria sido a compra de 25 hectares de uma fazenda em Águas Belas. O imóvel, com extensão total de 1,8 mil hectares, foi comprado por Mysheva em um leilão. O promotor teria atuado de maneira incisiva para posse da fazenda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.