Buscar

22/09/2018 às 09:40, Atualizado em 21/09/2018 às 21:43

Ex-secretário de Segurança é intimado para depor na defesa de PM

Sargento Ricardo Figueiredo é investigado pelo Gaeco.

Cb image default
Foto: Reprodução Correio do Estado

A defesa do sargento da Polícia Militar (PM), Ricardo Campos Fiqueiredo, acusado de envolvimento com a máfia de contrabandistas de cigarros convocou o ex secretário de Segurança Púbica (Sejusp) e deputado estadual, José Carlos Barbosa, Barbosinha (DEM), para depor na Justiça Militar.

O processo foi instaurado a partir de investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual e da Corregedoria da Polícia Militar, que apuram o envolvimento de 21 militares em participação na cobrança de propina de contrabandistas para facilitar o trânsito em rodovias estaduais e na distribuição em municípios.

Barbosinha explica que ficou sabendo da intimação pela imprensa e ainda não teve acesso ao teor das questões que terá de responder. "Fiquei sabendo que fui arrolado como defesa do Figueiredo, mas, ainda não fui informado de nada. No entanto, acredito que é um trâmite normal, visto que fui secretário de justiça", observa.

OPERAÇÃO OIKETIKUS

A operação conhecida como Oiketikus apura casos de corrupção entre os Policiais Militares e resultou no pedido de exoneração do sargento, que exerceu cargo de confiança na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul (Segov-MS).

Além da cobrança de propina é averiguado ainda se os envolvidos tentavam dificultar a atuação de outras forças de segurança na investigação desse tipo de crime.

Figueiredo foi preso no dia 16 de maio, durante a ação da Operação Oiketikus, deflagrada pela Corregedoria da Polícia Militar e o Gaeco. No dia 19, o militar recebeu habeas corpus de soltura e responde o processo em liberdade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.