Buscar

31/12/2016 às 16:30, Atualizado em 31/12/2016 às 17:25

Em um ano, DOF apreendeu mais de 61 toneladas de drogas

Atualmente equipes do departamento têm intensificado o patrulhamento nas cidades de Sonora e Pedro Gomes.

Cb image default
As ações se concentraram nas regiões de fronteira no estado Foto: Divulgação/DOF

Durante 2016, policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) de Dourados, apreenderam pouco mais de 61 toneladas de drogas durante o patrulhamento especializado e itinerante de fronteira, nos mais de 1,500 km entre o Paraguai e a Bolívia, segundo dados divulgados no site do departamento.

A frente dos trabalhos, foram patrulhados mais de 140 mil quilômetros, realizadas 180 mil abordagens a veículos e pessoas, em estradas vicinais, rodovias estaduais e federais, que dão acesso a cidades paraguaias e bolivianas no estado de Mato Grosso do Sul, chegando a quase 60% do território do estado.

Atualmente equipes do departamento têm intensificado o patrulhamento nas cidades de Sonora e Pedro Gomes, com a finalizada de inibir a ação de criminosos que atuam no "novo cangaço", modalidade criminal muito utilizada por criminosos em pequenas cidades do interior do Brasil, onde invadem a cidade e explodem caixas eletrônicos de bancos, levando "terror" para os moradores.

Consta ainda com planejamento operacional dinâmico, gestão modernizada, qualificação continua e apoio logístico do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do MS, a repressão ao crime na fronteira no ano de 2016 foi severa, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 200 milhões.

Neste ano foram apreendidas 60,3 toneladas de maconha – 30% a mais que em 2015, sendo de 720 quilos de cocaína/ pasta base, o equivalente a 130% a mais que em 2015. Apreenderam ainda 11 quilos de crack; 19 quilos de haxixe; 90 armas de fogo – 70% a mais que no ano anterior 2015.

Teve ainda apreensão de 584 veículos envolvidos em tráfico de drogas, contrabando e produto de roubo ou furto – 12% a mais que em 2015. As apreensões de contrabando e descaminho somaram mais de R$ 34 milhões e a apreensão de cigarro chegou a quase 500 mil pacotes.

No total foram presas pelas equipes do DOF 841 pessoas, pelos diversos crimes cometidos na área de atribuição do Departamento de Operações de Fronteira, em especial o tráfico drogas que somou a prisão de 401 pessoas.

Operações integradas

O DOF participou de diversas operações integradas com outras forças no ano de 2016, destacando as operações conjuntas com o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, realizadas na cidade de Corumbá, onde foi realizada a apreensão de quase 2,5 milhões de dólares americanos em evasão de divisas e, na cidade e Ponta Porã, que culminou na apreensão de mais de 2 toneladas de maconha e na prisão de diversos criminosos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.