Publicado em 22/09/2019 às 09:00, Atualizado em 22/09/2019 às 00:01

Em período de reprodução de aves, mulher é presa por roubar periquitos

Polícia faz operação para combater tráfico e preservar espécies.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Durante a operação Bocaiúva, Policiais Militares Ambientais e fiscais do Ibama prenderam e multaram neste sábado (21), uma mulher de 32 anos que foi flagrada retirando periquitos diretamente do ninho, em Novo Horizonte do Sul.

De acordo com informações da Polícia Militar Ambiental (PMA), as equipes que trabalham na operação Bocaiúva, de prevenção ao tráfico de papagaios, demais psitacídeos e outros animais, receberam denúncias, de que ela estaria retirando filhotes de periquitos dos ninhos e mantendo-os em sua residência.

As equipes do Ibama e da PMA foram à residência e apreenderam dois filhotes de periquito. A infratora afirmou que retirava os filhotes na gleba Nova Esperança, no município. A mulher foi conduzida à delegacia de Polícia Civil de Ivinhema e responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção. Ela também foi autuada e multada R$ 10 mil. As aves serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande.

RENTABILIDADE

O tráfico de animais silvestres é considerado a terceira atividade criminosa mais rentável, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o tráfico de armas. No Estado, o problema se resume quase que especificamente ao papagaio, que costuma ser retirado enquanto filhote devido ao comprador da espécie se interessar pela capacidade que a ave tem de aprender a imitar a voz humana.

Período considerado mais perigoso e com maior ocorrência de tráfico da espécie é entre agosto e dezembro, que é o período reprodutivo dos papagaios, animal mais traficado no Estado. Para evitar a retirada das aves, ninhos estão sendo monitorados e as saídas do Estado estão sendo fechadas com bloqueios.

A principal região monitorada é a que constitui os municípios próximos às divisas com os estados de São Paulo e Paraná, como Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Três Lagoas e Brasilândia, além de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo, porém, a operação está sendo realizada em todo o Estado.

Também são feitas operações preventivas nas propriedades rurais, para prevenir a retirada dos animais e aliciamentos de funcionários de fazendas e assentados pelos traficantes.