Publicado em 28/12/2025 às 10:00, Atualizado em 28/12/2025 às 09:37

Em MS, a cada quatro horas uma mulher denuncia violência ao Ligue 180

A maior parte dos casos aconteceu na casa da vítima

Redação,
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Foto - Reprodução Agência Brasil

O Painel de Dados da Central de Atendimento à Mulher aponta que 2.010 mulheres de Mato Grosso do Sul fizeram denúncias ao Ligue 180 entre janeiro e novembro deste ano, números mais recentes divulgados pelo Ministério das Mulheres. Isso significa, pelo menos, uma mulher a cada quatro horas somente através desse canal.

Em todo país, foram 138,9 mil denúncias este ano que geraram 128 mil protocolos de atendimento. Entre os Estados com maior número de registros, estão São Paulo (30,6 mil), Rio de Janeiro (20,4 mil) e Minas Gerais (12 mil).

A maior parte dos casos aconteceu na casa da vítima (56,4 mil), seguido da residência que seria dela e do suspeito (39,4 mil), e depois a casa somente do acusado (7,5 mil).

Pelo menos 91,7 mil denúncias feitas no país foram registradas pela própria vítima, seguida das feitas de forma anônima (26,2 mil) e por terceiros que se identificam (20,9 mil). Os dados apontam ainda que a maior parte das agressões denunciadas são de violência doméstica que acontecia diariamente e há mais de um ano.

Central de Atendimento

Lançado no mês de agosto deste ano, o Painel de Dados do Ligue 180 é uma plataforma interativa que reúne e organiza informações sobre os atendimentos realizados pela Central, que é um serviço de enfrentamento a violência contra a mulher, gratuito e que funciona 24h.

A partir do registro, a denúncia feita através do 180 é encaminhada aos órgãos competentes. Além disso, o telefone também presta serviços como orientações sobre a rede local de atendimento especializado, leis, direitos das mulheres e serviços de rede de atendimento, como delegacias, defensorias públicas, núcleos de atendimento, entre outros.

É possível fazer a ligação ao 180 de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via chat no WhatsApp (61) 9610-0180, sendo disponível também para brasileiras que estão morando fora do país. O atendimento é feito em português, inglês, espanhol e Libras.

Em casos de emergência, a orientação é acionar a Polícia Militar, por meio do 190.