Um levantamento alarmante divulgado no Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes revela que Mato Grosso do Sul tem a maior taxa de estupros de crianças e adolescentes do Brasil. Em 2023, foram registrados 2.215 casos envolvendo vítimas de 0 a 19 anos no estado, o que equivale a uma taxa de 275,1 ocorrências por 100 mil habitantes — mais que o dobro da média nacional, que é de 116,4.
O cenário se agrava com dados do Ministério da Saúde, que apontam que, entre 2020 e 2024, foram notificados 3.177 casos de violência sexual em Mato Grosso do Sul. Desse total, 2.398 vítimas tinham entre 0 e 19 anos, o que representa 75% das ocorrências no período. A maioria das vítimas é do sexo feminino: 87,2% dos casos (2.091 registros) envolvem meninas.
Os números evidenciam uma grave violação de direitos e ressaltam a necessidade de ações urgentes e coordenadas para prevenção, proteção e responsabilização dos autores desses crimes. Especialistas e instituições de defesa dos direitos da criança e do adolescente alertam para a importância da denúncia, do acolhimento das vítimas e da ampliação de políticas públicas voltadas à proteção da infância e adolescência.
Casos de violência sexual podem ser denunciados anonimamente por meio do Disque 100 ou diretamente aos Conselhos Tutelares e delegacias especializadas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.