Buscar

11/02/2017 às 19:30, Atualizado em 11/02/2017 às 17:17

Em caso de nascimento de filho, mães trabalhadoras que dependam unicamente de si próprias para seu sustento poderão ter direito a sacar recursos existentes em sua conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida é prevista em projeto de lei (PLS 443/2016) que começa a tramitar na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O autor é o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Atualmente, a legislação do fundo inclui dezoito hipóteses que tornam possível o saque dos valores acumulados na conta vinculada ao trabalhador, como demissão sem justa causa e aposentadoria. O saldo é também muito utilizado para quitar ou pagar a entrada do financiamento da casa própria. Para Garibaldi, ainda falta relacionar no texto da lei do FGTS (Lei nº 8.036, de 1990) uma "justa" alternativa para liberação dos recursos, exatamente para atender mães solteiras, viúvas ou com maridos desempregados ou sem renda, por ocasião do nascimento de um filho. Na prática, ele afirma, a mãe é o suporte da família, na maioria das vezes um núcleo familiar formado pela ela mesma e seu filho. "Nesses casos, o Fundo pode servir para trazer uma tranquilidade adicional para a mãe, e dar à criança condições mínimas de desenvolvimento. De nada adianta essa reserva de dinheiro, se não puder ser utilizada nos momentos fundamentais da vida de uma pessoa. É preciso maximizar os benefícios desses créditos. Corremos sempre o risco de que os recursos cheguem tardiamente aos seus reais proprietários e beneficiários", argumenta. A proposta foi encaminhada para receber decisão terminativa na CAS. Assim, seguirá diretamente para a Câmara se for aprovada, a menos que haja recurso para que a decisão final no Senado seja em Plenário.

Equipes do Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas e constataram a morte do rapaz.

O adolescente Talvanez Alvares Sandis, de 17 anos, foi morto a tiros em frente a sua casa, na noite desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, no bairro Guanabara, em Três Lagoas.

De acordo com informações policiais, Sandis estava sentado com amigos, como fazia de costume todos os dias, quando um homem chegou ao local e disparou várias vezes contra ele. Segundo o jornal Correio do Estado, pelo menos três tiros acertaram a vítima. O atirador fugiu e ainda não foi localizado.

Equipes do Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas e constataram a morte do rapaz.

A Rotai (Rondas Táticas e Ostensivas do Interior), da Polícia Militar, também esteve no local, contudo, não conseguiu informações sobre o crime, pois, segundo a polícia, moradores não quiseram falar sobre o assunto.

O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) e será investigado pela Polícia Civil. Não foi divulgado qual linha de investigação deve ser seguida pela autoridade.

Fonte - Douradosnews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.