Publicado em 22/08/2020 às 10:00, Atualizado em 22/08/2020 às 01:31

Douradense é multado em R$ 187 mil por desmatamento de vegetação

Foi utilizado aparelho de GPS para aferição do desmatamento

Redação,
Cb image default
Divulgação

Um desmatamento ilegal em área protegida de reserva legal no município, mais precisamente no Distrito de Alto Caracol, município de Bela Vista, na região de fronteira com o Paraguai, foi localizado, quando Policiais Militares Ambientais realizaram fiscalização em uma fazenda, localizada a 60 km da cidade, na manhã desta sexta-feira, dia 21 de agosto.

O proprietário rural realizou a supressão ilegal de 74,15 hectares de vegetação nativa de cerrado que foi levantada por técnica de sobreposição de imagem de satélites.

O desmatamento ocorrera entre o ano passado e março deste ano e já estava com plantio de pastagem e criação de gado bovino. Parte da madeira proveniente da vegetação retirada ainda se encontrava em leira no local e o restante havia sido explorado. Foi utilizado aparelho de GPS para aferição do desmatamento. 36,71 hectares foi executado em área protegida da reserva legal, inclusive, declarada no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e 37,41 foi efetuado em área sem proteção especial. As atividades foram interditadas.

O infrator, de 55 anos, residente em Dourados, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 183.700,00. Ele também responderá por crime ambiental com pena de um a três anos de detenção, pena agravada devido a infração ter ocorrido em área protegida por lei.