Buscar

05/06/2022 às 17:00, Atualizado em 05/06/2022 às 15:43

Dono de 'rinha' com quase 100 galos é preso em Campo Grande

Os animais eram mantidos em gaiolas de madeira e de ferro, algumas extremamente apertadas

Cb image default
Divulgação

Um local onde funcionaria uma rinha de galos no bairro Jardim Colorado foi denunciado ao 10º Batalhão da Polícia Militar, que acionou os Policiais Militares Ambientais de Campo Grande nesse sábado (4) às 18h30, para atendimento da ocorrência.

As equipes foram ao local e um homem de 47 anos identificou-se como proprietário. Ele afirmou que só criava os galos, os treinava e exportava para a Bolívia para uso em rinhas.

Os policiais verificaram no local onde eram mantidos os animais várias esporas, biqueiras artificiais, tesouras cirúrgicas, gaiolas, seringas e remédios para tratamento dos ferimentos dos galos.

Os animais eram mantidos em gaiolas de madeira e de ferro, algumas extremamente apertadas, especialmente as de madeira, com restrição de movimentos, privação de luz solar e circulação aérea inadequada, o que, por si só, caracteriza-se maus-tratos. Alguns animais apresentavam diversos ferimentos na crista e peito e se apresentavam mutilados, com as esporas cortadas.

O material foi apreendido, além de 95 galos domésticos da espécie galo-índio (Gallus gallus domesticus).

O infrator, residente no local, foi conduzido pelos Policiais Militares à delegacia de Polícia Civil na Capital e responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção.

A PMA confeccionou auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 47.500,00 contra o infrator.

Os galos e as gaiolas ficaram sob responsabilidade do autuado como fiel depositário, devido à falta de local adequado para serem levados naquele momento. Assim que se consiga um local para a destinação, todo o material será recolhido.

O fiel depositário precisa manter tudo como está, sob pena de prisão e nova autuação administrativa de multa ambiental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.